sexta-feira, 11 de maio de 2012

NAVEGANDO E CONCEITUANDO HIPERTEXTO

Hipertexto são conjuntos de elementos – que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Estes elementos podem ser palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos, etc.
Estes elementos conectados formam uma grande rede de informação. Eles não estão conectados linearmente, como se fosse um texto de um livro, por exemplo, que um assunto é ligado ao outro seguidamente. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.
O hipertexto permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações relacionadas.

Meios de escrita

O Hipertexto é algo diferente dos meios de escrita convencionais. Ela mudou a forma da leitura e escrita tradicional. A impressão, por exemlo, que é um meio no qual estamos acostumados em nosso dia-a-dia, tem um método original para que você absorva a informação ali exibida. Algumas características do texto impresso: Titulos, Sub-títulos, parágrafo de introdução (olho de texto), numeração de páginas, índice, etc. Essas características não servem e nem combinam com o conceito utilizado no manuscrito, que foi feito para leitura rápida e não linear. No manuscrito há uma série de conexões que indicam caminhos para outros livros e notas de rodapé.
São objetivos e maneiras diferentes para tratar formas de leituras diferentes. O hipertexto também modifica a forma com que a pessoa lê e absorve a informação escrita. O hipertexto dá acesso rápido e abundante a informações diretamente ligadas a assuntos e elementos localizados em diversos pontos do texto. É uma forma de leitura diferenciada, não linear e dependente de vários elementos formando uma rede de informação complexa.

Enquanto em um livro você página por página, linearmente, para formar uma rede de pontos que compõe o assunto tratado do livro, em um hipertexto você tem vários assuntos em volta de um único elemento. São elementos interligados, formando uma rede complexa. Cada elemento particular tem por sua vez outros elementos formando outro universo de conexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário